fenomenos mentais

Everyone in the world is doing something without me

Monday, May 29, 2006

para chorar ao fim da tarde (4)

mais Andy Warhol

a Pop Art

Sunday, May 28, 2006

poster da semana (14)

Saturday, May 27, 2006

SBSR 2006

" Garrafas de água só entram sem tampa!", "bilhetes é só lá à frente " , "quem tem mochilas pode ir abrindo " , " se nao vao entrar cheguem-se à berma faz favor" ...

Depois de ouvir estas 4 frases serem repetidas insistentemente pelo mesmo segurança junto à entrada durante mais de meia hora foi com alegria que entrei no recinto. Devo dizer que para um festival urbano o recinto do SBSR está muito bom . O único senão é apenas o facto de o piso ser alcatrão daquele que começa a magoar os pés lá para as tantas da noite ou que pode estragar as calças se cairmos ao chão...

Após uma vistoria completa ao interior do recinto , de ter passado pelas barracas todas e ver o meu amigo Nismo comprar o vinyl do "dark side of the moon" -que vai servir para sessões de terapia de grupo na minha sala - e de ter constatado que a Musica no Coração mete a água ao preço da gasolina fui todo contente para a frente do palco para ver os Alice in Chains .

Não muito à frente ,porque ja la estava imensa gente , mas a cerca de 20 metros do palco vi fazer-se história perante os meus olhos. Os Alice in Chains (AIC) eram uma banda que eu achava que nunca iria ver ao vivo , mas ontem realizei esse pequeno sonho. O novo vocalista William DuVall é esforçado e pareceu-me ter muito boa voz.Nao era so a mim , os fãns que estavam à minha volta sentiam e diziam o mesmo " epa o gajo é bom " , " têm que gravar um disco novo com este gajo a cantar" . Assim que pegou na guitarra acustica e começou a tocar a "down in a hole" senti um arrepiu percorrer o meu corpo e comecei a ficar suado. Nao apenas pelo calor abafante que se fazia sentir ,pelos corpos suados estarem colados uns aos outros mas porque aquilo sim era o inicio do que eu queria mesmo ouvir : os grandes temas dos anos 90 de uns AIC que conseguiram o seu espaço na cena alterno/grunge lado a lado com icones mundiais como os Nirvana ou os Pearl Jam ( sim , eu tambem gosto de Soundgarden) . Uma sequência arrepiante com "down in a hole" , "rooster" , "would?" que quase me fez chorar e interpretações fantasticas de "angry chair " e "man in the box" já faziam valer a visita ao parque Tejo. No fim , muitas palmas e pedidos de um regresso em breve. No cimo do palco William e o guitarrista Jerry Cantrell mostravam uma faixa que uns fãns que estavam la a frente lhes tinham mandado " Alice in chains - born again" . será que sim? Fiquei ultra-surpreendido pela positiva. Nunca pensei vir a gostar tanto. Foi um dos concertos da minha vida . Tao simples como isso.

A seguir a AIC - e como nao era minha intenção ver os Deftones - fui à procura de comida. Infelizmente tive que esperar algum tempo para comprar qualquer coisa para comer e beber , mas isso acaba por ser normal nestes certames , por isso nao tenho nada que me queixar .Mas talvez fosse boa ideia a MnC tentar pôr mais bares com comida no ano que vem .

Como já escrevi não vi o concerto de Deftones,mas infelizmente fui obrigado a ouvir mesmo deitado na relva junto ao rio.São daquelas bandas que mesmo nao odiando posso dizer que detesto. Apenas me vai ficar na ideia uma interessante interpretação do belo (sim,eles tem uma ou outra que escapam ) "Change" com Chino Moreno agarrado à guitarra . Banda a evitar no futuro.

Às 22h45 ia começar o "meu" concerto. Os Placebo abriram as hostes com o novo single " infra-red" e após 5 minutos o concerto ja estava ganho. Canções do novo "meds"muito bem tocadas ao inicio e alguns temas antigos à mistura - "come home" do 1º disco a grande surpresa!-"black eyed " («i was never grateful thats why i spend my days alone») , "every you/every me" , "special k " ou "the bitter end " levaram os muitos milhares que lá estavam ao rubro. Os temas novos são lindos ao vivo , principalmente "song to say goodbye («you´re one of God´s mystakes») ou até mesmo "because i want you" .Brian Molko , que por vezes se fazia socorrer de megafones que se vendem em lojas de brinquedos para crianças, teve uma postura muito rock , sempre profissional , sentindo cada verso por ele cantado. Está um sr.vocalista , um verdadeiro lider de uma banda que com o passar dos anos fica cada vez melhor.
Tive 6 anos sem os ver e adorei este concerto.Nao tivessem sido os AIC e tinha sido o concerto da noite.

Após Placebo e após outra espera para comprar qualquer coisa para salvar uma garganta há muito seca ,seguiu-se o concerto dos Tool. Pelas centenas de t-shirts que vi por lá sabia que aquele ia ser o momento mais esperado por quase todos os que lá estavam. Depois do concerto ter começado 15 minutos atrasado - o unico - e de eu ter sido obrigado a deixar as pessoas com quem estava após 2 bisontes me terem confundido com um sofá , dirigi-me à frente do palco deixando-me ficar na parte lateral. Vou confessar uma coisa : o guitarrista dos Tool é unico ! Adam Jones (acho que é assim que ele se chama) tem uma presença em palco que me cativou e passei grande parte do concerto a olhar practicamente só para ele , quase nao ligando aos magnificos efeitos de palco que a banda norte-americana apresentou. Eu devia ser dos unicos , ou se calhar mesmo o unico que estava naquela zona , que nao fazia a mais pequena ideia de que cançao estava a ser tocada em cada momento que passava , mas sentia pelas pessoas à minha volta que para elas estava a ser assombroso. Provavelmente para muitos foi este o melhor concerto, e eu acredito que se eu tivesse dado mais atençao a esta banda - só ouvi os discos durante uma tarde na semana passada - tambem eu poderia ter achado melhor que aquilo que para mim foi...mas uma coisa é verdade...não me deixaram de todo indiferente e fiquei com curiosidade de os ver outra vez .

O balanço final que faço é bom. Os concertos que ia ver , AIC e Placebo , foram excelentes , Tool foi engraçado e fiquei com curiosidade de os conhecer melhor e voltar a ver. O recinto estava muito bem aproveitado e o ambiente era optimo.

Desta vez a MnC safou-se bem... mas vender uma garrafa de água minuscula por 1euro é coisa que nao se faz a ninguem...

Thursday, May 25, 2006

sons para ouvir amanhã

sons durante os concertos

Alice in chains : Man in the box , rooster , would? , heaven beside you , no excuses , down in a hole...

Deftones " quero uma lasanha e uma Green :))) "

Placebo : nao me importo que toquem o meds todo + Nancy Boy,Every Me Every You , Teenage angst , This picture , special needs , the bitter end , special k...

Tool : stinkfist , aenema , jambi , schism , parabola e lateralus

se for assim ja fico contente :)

Wednesday, May 24, 2006

Tool !

Estou neste momento a viver pela primeira vez a experiência de ouvir 3 discos diferentes dos Tool de seguida. Ouvi o ultimo , 10,000days que já tinha aqui em casa há algum tempo. Devo ser honesto e dizer que nao me agradou muito , excepto um tema apelidado de Jambi (bom nome para cão) e creio eu irá ser single , se é que não é já.

Ouvi o Lateralus de 2001 e agradou-me muito mais. Agora estou a ouvir o Aenima , um disco que faz este 2006 os seus 10 anos e que mostra bem que a música pesada não se necessita de ser grunhos com vómitos. Estes Tool eram uma banda pela qual eu ja me devia ter interessado há mais tempo.

Não se admirem se no fim-de-semana eu escrever aqui que o concerto deles foi o que mais me agradou :Pps: ahhh e têm todos uns sapatos lindos!!!!!!!
ps 2 : se quiserem ficar a saber qual será mais ou menos o set podem vir aqui : http://toolshed.down.net/tour/

(please) remember me...




Remember me when you're the one who's silver screened
Remember me when you're the one you always dreamed
Remember me when whenever noses start to bleed
Remember me special needs

Just 19 and sucker's dream
I guess I thought you had the flavour
Just 19 and dream obscene
With six months off for bad behaviour

Remember me when you clinch your movie deal
Think of me stuck in my chair that has four wheels
Remember me through flash photography and screens
Remember me special dreams

Just 19 this sucker's dream
I guess I thought you had the flavour
Just 19 and dream obscene
With six months off for bad behaviour
Just 19 and sucker's dream
I guess I thought you had the flavour
Just 19 and dream obscene
With six months off for bad behaviour

Remember me...


(placebo,2003)


em estágio


A tarefa não é a melhor : ter de estudar aspectos da geomorfologia interna do nosso planeta .Mas sabe bem lembrar que so faltam 2 dias para o grande SBSR. Aqui já decorre o estágio. Discos de placebo e alice in chains sobre a secretária e espalhados por todo o lado. De Tool tambem oiço umas coisinhas...Deftones a mim não me diz nada...

Está mesmo quase!

Tuesday, May 23, 2006

You Forgot It in People

Estou a começar a ficar passado com isto.A Musica No Coração (Sudoeste) está a perder os melhores nomes para a Porto Eventos (Paredes de Coura).

Já nao bastavam os Yeah Yeah Yeah`s , Morrissey e Gomez , agora são tambem os Broken Social Scene que vão tocar a norte.

Pelo andar da carruagem ainda vai haver Radiohead e Interpol na mesma noite em Paredes.E o pior é que para além de ser do outro lado do Mundo,o festival realiza-se durante a semana...

Musica no Coração : mexam-se!!!

que catita

Cheguei a casa.Tomei o pequeno almoço e um comprimido para acalmar as dores de garganta.Pus os phones nos ouvidos (para nao acordar a minha mãe , o que estou a ouvir nao interessa! ) , liguei o computador e escrevi a palavra WANT no google. Pesquisei por imagens e fui parar a este site

http://www.toothpastefordinner.com/

A minha mãe acabou por acordar.

A minha cama está a sorrir pra mim... o País está de pé e eu vou-me deitar...


ah...ja agora : são os blur
*

Monday, May 22, 2006

interpol - c´mere

It's way too late to be this locked inside ourselves
The trouble is that you're in love with someone else
It should be me. Oh, it should be me

Your sacred parts, your get aways
You come along on summer days
Tenderly, tastefully

And so may we make time
To try to find somebody else
This place is mine


You said today, you know exactly how I feel
I have my doubts little girl
I'm in love with something real
It could be me, that's changing!

And so may we make time
To try and find somebody else
We has a line

Now seasoned with health
Two lovers walk a lakeside mile
Try pleasing with stealth, rodeo
See the stands long ending fast


Oh, how I love you
And in the evening, when we are sleeping
We are sleeping. Oh, we are sleeping

And so may we make time
We try to find somebody else
Who has a line

Now season with health
Two lovers walk a lakeside mile
Try pleasing with stealth, rodeo
See the stands long ending fast

poster da semana , nº12

nunca mais é sexta o/

Sunday, May 21, 2006

oh Deus outra vez não!


Estou a ouvir o disco de Giant Drag que se entitula "hearts and unicorns". E estou a delirar. Parece que não estou aqui. Mas estou. Mas a minha cabeça não está ,estilo "my mind is somewhere else " ...
É a segunda vez que os estou a ouvir e corre-me um fiozinho de suor pela testa. Tenho impressão de que este disco vai figurar na minha lista com um distinto 10/10 ultrapassando o de Dresden Dolls.

Pois e o problema começa mesmo aqui...alguns sites , incluindo a pitchfork,datam este excelente-óptimo-fabuloso-magnifico disco de 2005 e outros datam-no de 2006 .

Faz-me lembrar a confusão com o Funeral dos Arcade Fire ...se o disco era de 2004 ou 2005.

Merda pra isto. Que voz a da Annie...

Red

é obrigatório ver este fantástico video dos Elbow

aqui : http://www.bestvideocodes.com/bvc/elbow-red.php?play=1

um grande bem haja a ti Diogo por me teres arranjado este excelente site ;)

"fenomenos mentais" orgulha-se de apresentar:P

Saturday, May 20, 2006

20.05.06


don't feel like home, he's a little out...
and all these words elope, it's nothing like your poem
putting in, inputting in, don't feel like methadone
a scratching voice all alone, there's nothing like your baritone
it's nothing as it seems, the little that he needs, it's home
the little that he sees, is nothing he concedes, it's home
one uninvited chromosome, a blanket like the ozone
it's nothing as it seems, all that he needs, it's home
the little that he frees, is nothing he believes
saving up a sunny day, something maybe two tone
anything of his own, a chip off the cornerstone
who's kidding, rainy day
a one way ticket headstone
occupations overthrown, a whisper through a megaphone
it's nothing as it seems, the little that he needs, it's home
the little that he sees, is nothing he concedes, it's home
and all that he frees, a little bittersweet, it's home
it's nothing as it seems, the little that you see, it's home...

(Pj,2000)


Friday, May 19, 2006

para chorar ao fim da tarde (3)

Ian


Two ways to choose,
On a razor's edge,
Remain behind,
Go straight ahead.

Room full of people, room for just one,
If I can't break out now, the time just won't come.

Two ways to choose,
Which way to go,
Decide for me,
Please let me know.

Looked in the mirror, saw I was wrong,
If I could get back to where I belong, where I belong.

Two ways to choose,
Which way to go,
Had thoughts for one
Designs for both.

But we were immortal, we were not there,
Washed up on the beaches, struggling for air.

I see your face still in my window,
Torments yet calms, won't set me free,
Something must break now,
This life isn't mine,
Something must break now,
Wait for the time,
Something must break.


a cidade de Manchester






discografia :

Oasis - definitely maybe
Oasis - (whats the story) morning glory?
Joy Division - closer
Joy Division - substance
Elbow - asleep in the back
Doves-lost souls
Stone Roses - self titled
James - gold mother
The Smiths - the queen is dead
The Smiths - strangeways here we comes
New Order- power , corruption and lies

Ian Curtis -18 de maio

Fez ontem , 18 de maio , 16 anos que Ian Curtis (ex lider dos Joy Division) se suicidou dois dias antes de partir com a banda para a sua primeira digressão nos Estados Unidos. Um dos mais carismáticos vocalistas de sempre. Fica a tristeza do fim prematuro da banda , mas serão sempre doces as recordações...

"Instincts that can still betray us,
A journey that leads to the sun,
Soulless and bent on destruction,
A struggle between right and wrong.
You take my place in the showdown,
I'll observe with a pitiful eye,
I'll humbly ask for forgiveness,
A request well beyond you and I.

Heart and soul, one will burn."

Wednesday, May 17, 2006

a terceira Associação cognitiva

Fui agora ao site dos Elbow e senti arrepios. Não. Nenhum promotor português teve a inteligência e o bom-senso de os trazer cá (até porque eu não estou à espera que isso venha a acontecer) mas reparei que eles vão dar dois concertos em Instambul esta sexta e sábado.

Não consigo imaginar uma banda britânica na Turquia sem me recordar do que aconteceu em 2000 quando fãs do Leeds morreram quando foram ver um jogo com o Galatasary .Por todos os santos que não lhes aconteça nada.

Ah...e sim , eles tem datas marcadas para o Verao e estao livres no fim-de-semana do Sudoeste.

Luiz Montez,eu sei que lês este blog , trá-los ao Sudoeste !!! Eram a banda indicada para tocar num sabado antes dos Primal Scream e dos New Order. Pensa nisso e eu pago-te uma imperial.

a popularidade dos Sigur Rós em Hong Kong


não sei o que está ali escrito , mas suponho que seja algo como " os sigur rós são fabulosos" .

para por o Scolari a andar

há 6 anos...

...lembro-me precisamente qual era o meu estado de espirito há 6 anos atrás.Estava a pouco tempo de me enfiar no carro e rumar a Lisboa para o meu primeiro concerto dos Oasis. A excitação era muita ,nunca tinha visto a minha banda preferida , até porque eles nunca tinham cá actuado.

As expectativas foram superadas e fiquei com um sorriso do tamanho do Mundo.

mais sobre esse concerto :
http://www.tifonet.it/free/ultra/OasisemLx.htm
http://www.oasisinet.com/site.php?site=tourgigreviews&year=2000&idx=441
http://www.fotopt.net/foto.asp?foto=36793
http://www.upinthesite.com/foto/ticket17min.jpg



Monday, May 15, 2006

poster prá semana (#12)

o vicio continua...so faltam 3 meses e meio !

Sunday, May 14, 2006

Last Days


Vi este domingo de manhã na integra o dvd do filme de Gus Van Sant inspirado nos ultimos dias de Kurt Cobain.
"Last Days" é a obra que relata a fase final da vida de um homem que vivia da música,que passeava por um bosque de caçadeira em punho , falando sozinho e envergando um vestido vermelho de mulher e umas botas pretas.
A história de um homem que vivia com outros individuos que partilhavam consigo a cena musical , e para alem disso uma vida ligada ao consumo de drogas e ao alheamento perante o exterior. Blake vivia destroçado.Sentia-se perdido no Mundo .

Sinceramente não sou grande fã dos Nirvana , e tenho a minha opinião muito própria sobre o suicidio de Kurt Cobain e sobre aquilo que o seu mito representa actualmente , mas nunca pensei que "Last Days" me viesse dizer tanto.

Aconselho a qualquer pessoa...fã de Nirvana ou não.


"Tens falado com a tua filha?Pediste-lhe desculpa por seres um cliché do rock n´roll?"

Saturday, May 13, 2006

outra perigosa Associação Cognitiva

Esta madrugada no trabalho enquanto ouvi falar em blocos de parto veio-me isto à cabeça :

Friday, May 12, 2006

quando o trabalho é um stress

"So take me away
Just for today
Cos I'm sat here on my own
I'd like to be
Under the sea
Where they'd probaly need a phone"

(NG,1994)

para chorar ao fim da tarde (2)

Wednesday, May 10, 2006

as vezes impõe-se perguntar...

...porque raio certas e determinadas pastelarias se autodenominam de "pastelaria (qq coisa )" quando não têm à venda a porra de um único pastel , seja ele de nata,de bacalhau ou de outra coisa qualquer que agora nao me vem à cabeça...

eternamente Le Corbusier

o mestre da arquitectura

Notre Dame du Haut


Le-Corbusier-Haus, Berlin

Unité d'Habitation


mais qualquer coisinha em breve ...

Tuesday, May 09, 2006

to live in the present tense



You can spend your time alone
Redigesting past regrets, Oh
Or you can, come to terms and realize
You're the only one who cannot forgive yourself, Oh
Makes much more sense to live in the present tense

(Pj,1996)


Monday, May 08, 2006

!!! Setubal em acção !!!

uma perigosa Associação Cognitiva

Desde há uns tempos não sou capaz de olhar os ELBOW como antes.A terceira faixa do segundo album deles provoca-me certos arrepios.E isso não acontece devido à beleza do tema em questão, "Fugitive Motel" , mas sim porque essa canção me começou a fazer lembrar um filme de Stanley Kubrick.
Obviamente que estou a falar do grande "Shinning" . Essa associação ocorre dentro da minha cabeça , e sinto que não se passa só comigo! , porque apesar dos anos que separam a canção do filme , parece que os Elbow fizeram uma tentativa atrasada de participar na OST de Shining. Ao ouvir a canção parece que estou a visionar o filme num ecrã imaginário e não sou capaz de pensar em imagens do filme sem me lembrar de partes da canção.

" Curtains stay closed
But everyone knows
You hear through the walls in this place
Cigarette holes for every lost soul
To give up the ghost in this place
Give me strength
Give me wings"

poster prá semana , #11 !

Friday, May 05, 2006

para chorar ao fim da tarde


comovente não é ?

Thursday, May 04, 2006

Sim , Virginia


Possivelmente será o disco do ano. E o mais engraçado é que eu tenho , de facto , uma prima chamada Virginia .

indiOs ao ataque

The Dresden Dolls - casa das Artes de Famalicão - 23 de Maio
Pan Sonic - Galeria Zé dos Bois (Lisboa) - 27 de Maio
Xiu Xiu - Leiria - 2 de Junho
Deerhoof - Porto Rio (Porto...duh) - 5 de junho
Deerhoof - Lux - 6 de Junho (OH MÃE OH PAI PORQUE É QUE VOCÊS NÃO QUISERAM IR MORAR PRÓ OUTRO LADO DO RIO F*!@$&^ !!! )
She Wants Revenge - Lisboa Soundz -22 de Julho

Agostinho da Silva e Iron Wine


É só impressão minha ou há aqui várias semelhanças?

Ela voltou

Foi na terça.Ela voltou.E eu já estava com imensas saudades dela. A minha vida estava a ser bem diferente e durante as duas semanas em que estive sem ela dei-lhe um valor que talvez nunca lhe tivesse dado ao longo de quase 7 anos.

Claro que estou a falar da minha aparelhagem que foi para arranjar .

Quando regressei com ela a casa e tive que a testar tirei um disco da prateleira à sorte.Calhou o HOLDY PAWS dos Deerhoof . Oiçam a Flower e ficam logo a perceber a minha alegria.

Wednesday, May 03, 2006

café + copo de água ?

Há bocado estava a fazer um cafezinho na minha máquina e a minha memória a longo prazo foi obrigada a actuar. Recordei-me de que há já algum tempo , enquanto estava numa esplanada , um amigo meu me falou numa lei que obrigava as pessoas que tiram cafés a perguntar-nos se queriamos um copo de água para acompanhar , sendo que nao pagavamos nada pela água (tambem era só o que faltava f....) e que caso essas pessoas não nos lançassem tal questão , nós tinhamos o direito de processar o estabelecimento.

Isto é treta não é ?

sempre me fez confusão.

Sempre me fez uma confusão desgraçada a existência de outro Vitória no nosso campeonato.Como vivo em Setúbal estou mais que habituado à ideia de simplesmente chamar Vitória ao Vitória de Setúbal , o que leva muitas vezes a um certo conflito futebolistico com o Vitória lá de cima. O que é uma coisa chata porque atrapalha as conversas de café sobre futebol.

No entanto este ano está a ocorrer um fenómeno.O Vitória de Guimarães está prestes a descer de divisão - facto que me deixa contente. Eu juro que não é nada de pessoal contra os vimaranenses ,é mesmo pelo facto de serem Vitória. Sempre me irritou.Juro!

Por isso , fui obrigado no passado domingo a festejar 3 golos do futebol clube do Porto.Há algum tempo que não me percorria uma sensação tão estranha.Contudo devo dizer que festejar um golo do Porto não é algo tão asqueroso como pensava. Torcer pelo Sporting numa final europeia é manifestamente mais inquietante...

bye bye vitória de guimarães. beijos grandes...

100 anos de Beckett


2006.

Este ano comemora-se o centenário do nascimento do dramaturgo irlandês Samuel Beckett.
De forma a celebrar a data , ou não , iniciei no passado domingo a leitura de "O inominável" e devo confessar que após a leitura das primeiras 20 páginas ainda estou na dúvida se continuo a ler a dita obra ou não. Não gosto de deixar de ler os livros a meio - e o problema é que este nem está sequer a meio - mas com a feira do Livro a aproximar-se é bem provável que isso venha a acontecer.Ou se calhar ainda são os efeitos do "1984"...

Monday, May 01, 2006

trabalhadores