fenomenos mentais

Everyone in the world is doing something without me

Thursday, April 06, 2006

A banda que eu menos gosto de gostar


Lembro-me que conheci os coldplay no inicio do verão de 2000 na altura em que eles começaram a dar que falar fora do Reino Unido e quando o single "yellow" tinha um airplay quase obsceno nas nossas rádios.
Confesso que da primeira vez que ouvi esse tema fiquei impressionado e inclusivamente tomei nota do nome da banda,se bem que na altura acho que escrevi Coldplay em separado.


Hoje, quase 6 anos passados a minha opinião sobre a banda permanece practicamente imutável : impressionam à primeira vista mas tornam-se facilmente aborrecidos se forem um produto consumido em excessivo e têm sido levados aos ombros pela imprensa britânica e actualmente tambem norte-americana o que lhes facilita a vida no modo fácil como chegam às pessoas nomeadamente as camadas mais jovens. Se os Coldplay fossem um programa
de televisão eram sem duvida os morangos com açucar.
Contudo tenho que admitir que gosto. Aliás, tenho que admitir que são uma banda que gostava de não gostar mas é quase mais forte que eu. O problema é o Chris Martin. O moço irrita-me. O gajo sobe ao palco com a expressão "make trade fair" tatuada numa mão
e depois pega na guitarra e canta "we live in a beautiful world" . Há qualquer coisa a não bater muito certo.
Da unica oportunidade que tive oportunidade de os ver ao vivo - Pavilhão Atlântico , 9 de Abril de 2003 - saí do concerto satisfeito mas com a impressão de que estando a banda no seu auge practicamente a tocar o céu o caminho descendente iai começar a ser feito muito em breve.

Enganei-me.

Às vezes acontece.

Ainda nao vai ser já. X&Y (2005) foi grande. Tem grandes canções , nao os singles - nao gosto particularmente de nenhum single deles - mas grandes temas que alternam com outros mais fracos , mais lamechas , mais sonolentos , mais irritantes. Os tais que me fazem duvidar do valor deles (a Fix You é disso o melhor dos exemplos).

Em jeito de conclusão ,creio que nunca vão ser tão influentes como os Oasis ou os Radiohead , as bandas a que mais foram comparados.
Acho que vao tropeçar e cair um trambolhão desgraçado .Nunca houve banda que se mantivesse no auge todo o sempre , nao vão ser eles os primeiros de certeza.

ao som de : Rush of blood to the head

2 Comments:

  • At 7:17 PM, Anonymous Anonymous said…

    No auge todo o sempre é muito dificil, mas o que é certo é ultrapassaram a crise do terceiro album muito em grande mesmo, se o quarto album será de valor não se sabe mas até agora demonstraram todo um grande potencial....

     
  • At 11:43 AM, Blogger gonn1000 said…

    Gostei do primeiro disco, os outros são aceitáveis.

     

Post a Comment

<< Home