11 de Abril 07
O caderno P2 do jornal Publico da passada sexta-feira dia 6 (ou tera sido 7?) de Abril (ou sera Novembro?) abriu assim:
No passado 6 de Abril de 1895 - a prisão de OSCAR WILDE
OSCAR WILDE ja publicara uma primeira versão de O RETRATO DE DORIAN GRAY (1890) o seu unico romance - e tinha em cena as peças UM MARIDO IDEAL e A IMPORTANCIA DE SE CHAMAR ERNESTO quando em 1895 foi julgado e condenado a dois anos de trabalhos forçados. A acusão: "conduta vergonhosa para com homens".
Na Inglaterra vitoriana a homossexualidade era crime. WILDE, o mais majestoso principe da escrita e dramaturgia contemporaneas era uma figura de proa nos circulos sociais londrinos. Casado e com dois filhos, ja tinha tido varias relaçoes com homens quando em 1891 Bosie Alfred Douglas, fonte inspiradora para De Profundis (1905, o melhor livro de sempre e isto sou eu que o digo). A imprensa da epoca nao deixara cair a historia com a vida pessoal de WILDE a ser esmiuçada e reescrita, preto no branco. Os conteudos homoeroticos de O RETRATO DE DORIAN GRAY tambem nao seriam esquecidos. WILDE saiu da prisão a 19 de Maio de 1897. Contance Loyd, a mulher ja assumira um nome falso: Holland.
Falido, WILDE exila-se em Paris num quarto de hotel mediocre onde escreveria o conhecido poema A BALADA DE READING GOAL que parte da execuçao do soldado Charler Thomas Woolridge durante a estadia de WILDE em Reading, para uma reflexão sobre a pena de morte.
Com a saude debilitada depois da sua pena OSCAR WILDE morre de meningite em 1900 aos 46 anos.
(Que Deus guarde e protega a tua alma para sempre).
1 Comments:
At 1:00 AM, Catarina said…
quer-me parecer que estás certo :)*
Post a Comment
<< Home