fenomenos mentais

Everyone in the world is doing something without me

Saturday, May 27, 2006

SBSR 2006

" Garrafas de água só entram sem tampa!", "bilhetes é só lá à frente " , "quem tem mochilas pode ir abrindo " , " se nao vao entrar cheguem-se à berma faz favor" ...

Depois de ouvir estas 4 frases serem repetidas insistentemente pelo mesmo segurança junto à entrada durante mais de meia hora foi com alegria que entrei no recinto. Devo dizer que para um festival urbano o recinto do SBSR está muito bom . O único senão é apenas o facto de o piso ser alcatrão daquele que começa a magoar os pés lá para as tantas da noite ou que pode estragar as calças se cairmos ao chão...

Após uma vistoria completa ao interior do recinto , de ter passado pelas barracas todas e ver o meu amigo Nismo comprar o vinyl do "dark side of the moon" -que vai servir para sessões de terapia de grupo na minha sala - e de ter constatado que a Musica no Coração mete a água ao preço da gasolina fui todo contente para a frente do palco para ver os Alice in Chains .

Não muito à frente ,porque ja la estava imensa gente , mas a cerca de 20 metros do palco vi fazer-se história perante os meus olhos. Os Alice in Chains (AIC) eram uma banda que eu achava que nunca iria ver ao vivo , mas ontem realizei esse pequeno sonho. O novo vocalista William DuVall é esforçado e pareceu-me ter muito boa voz.Nao era so a mim , os fãns que estavam à minha volta sentiam e diziam o mesmo " epa o gajo é bom " , " têm que gravar um disco novo com este gajo a cantar" . Assim que pegou na guitarra acustica e começou a tocar a "down in a hole" senti um arrepiu percorrer o meu corpo e comecei a ficar suado. Nao apenas pelo calor abafante que se fazia sentir ,pelos corpos suados estarem colados uns aos outros mas porque aquilo sim era o inicio do que eu queria mesmo ouvir : os grandes temas dos anos 90 de uns AIC que conseguiram o seu espaço na cena alterno/grunge lado a lado com icones mundiais como os Nirvana ou os Pearl Jam ( sim , eu tambem gosto de Soundgarden) . Uma sequência arrepiante com "down in a hole" , "rooster" , "would?" que quase me fez chorar e interpretações fantasticas de "angry chair " e "man in the box" já faziam valer a visita ao parque Tejo. No fim , muitas palmas e pedidos de um regresso em breve. No cimo do palco William e o guitarrista Jerry Cantrell mostravam uma faixa que uns fãns que estavam la a frente lhes tinham mandado " Alice in chains - born again" . será que sim? Fiquei ultra-surpreendido pela positiva. Nunca pensei vir a gostar tanto. Foi um dos concertos da minha vida . Tao simples como isso.

A seguir a AIC - e como nao era minha intenção ver os Deftones - fui à procura de comida. Infelizmente tive que esperar algum tempo para comprar qualquer coisa para comer e beber , mas isso acaba por ser normal nestes certames , por isso nao tenho nada que me queixar .Mas talvez fosse boa ideia a MnC tentar pôr mais bares com comida no ano que vem .

Como já escrevi não vi o concerto de Deftones,mas infelizmente fui obrigado a ouvir mesmo deitado na relva junto ao rio.São daquelas bandas que mesmo nao odiando posso dizer que detesto. Apenas me vai ficar na ideia uma interessante interpretação do belo (sim,eles tem uma ou outra que escapam ) "Change" com Chino Moreno agarrado à guitarra . Banda a evitar no futuro.

Às 22h45 ia começar o "meu" concerto. Os Placebo abriram as hostes com o novo single " infra-red" e após 5 minutos o concerto ja estava ganho. Canções do novo "meds"muito bem tocadas ao inicio e alguns temas antigos à mistura - "come home" do 1º disco a grande surpresa!-"black eyed " («i was never grateful thats why i spend my days alone») , "every you/every me" , "special k " ou "the bitter end " levaram os muitos milhares que lá estavam ao rubro. Os temas novos são lindos ao vivo , principalmente "song to say goodbye («you´re one of God´s mystakes») ou até mesmo "because i want you" .Brian Molko , que por vezes se fazia socorrer de megafones que se vendem em lojas de brinquedos para crianças, teve uma postura muito rock , sempre profissional , sentindo cada verso por ele cantado. Está um sr.vocalista , um verdadeiro lider de uma banda que com o passar dos anos fica cada vez melhor.
Tive 6 anos sem os ver e adorei este concerto.Nao tivessem sido os AIC e tinha sido o concerto da noite.

Após Placebo e após outra espera para comprar qualquer coisa para salvar uma garganta há muito seca ,seguiu-se o concerto dos Tool. Pelas centenas de t-shirts que vi por lá sabia que aquele ia ser o momento mais esperado por quase todos os que lá estavam. Depois do concerto ter começado 15 minutos atrasado - o unico - e de eu ter sido obrigado a deixar as pessoas com quem estava após 2 bisontes me terem confundido com um sofá , dirigi-me à frente do palco deixando-me ficar na parte lateral. Vou confessar uma coisa : o guitarrista dos Tool é unico ! Adam Jones (acho que é assim que ele se chama) tem uma presença em palco que me cativou e passei grande parte do concerto a olhar practicamente só para ele , quase nao ligando aos magnificos efeitos de palco que a banda norte-americana apresentou. Eu devia ser dos unicos , ou se calhar mesmo o unico que estava naquela zona , que nao fazia a mais pequena ideia de que cançao estava a ser tocada em cada momento que passava , mas sentia pelas pessoas à minha volta que para elas estava a ser assombroso. Provavelmente para muitos foi este o melhor concerto, e eu acredito que se eu tivesse dado mais atençao a esta banda - só ouvi os discos durante uma tarde na semana passada - tambem eu poderia ter achado melhor que aquilo que para mim foi...mas uma coisa é verdade...não me deixaram de todo indiferente e fiquei com curiosidade de os ver outra vez .

O balanço final que faço é bom. Os concertos que ia ver , AIC e Placebo , foram excelentes , Tool foi engraçado e fiquei com curiosidade de os conhecer melhor e voltar a ver. O recinto estava muito bem aproveitado e o ambiente era optimo.

Desta vez a MnC safou-se bem... mas vender uma garrafa de água minuscula por 1euro é coisa que nao se faz a ninguem...

11 Comments:

  • At 4:45 PM, Blogger Luz said…

    Tu não estás bem!
    Não prestei atenção a Primitive Reason porque aquilo é sempre a mesma coisa.
    Alice In Chains :') Começou meio fraquinho, não se ouvia muito o vocalista e a guitarra também não, mas houve músicas: Would?, MITB, Rooster, etc., que fizeram valer a pena o festival. A emoção das pessoas à volta a cantar bastava para gostar do concerto. Mas conseguiu arrepiar-me. Tinha sido o concerto da noite se não houvesse uma coisa chamada Tool (que falo mais daqui a pouco).
    Deftones é uma porcaria. Ontem confirmou. Não se percebe o Chino, é uma barulheira e as músicas parecem todas as mesmas. Deixei de prestar atenção ao que estava a ouvir.
    Placebo: fui para a segunda fila. Vi uma setlist dum concerto passado e disse "no máximo tenho de aturar meia dúzia de músicas do Meds, não pode ser assim TÃO mau". Confirma-se, o novo album é mau, ao vivo nota-se essa diferença para o resto. Salvou a Black Eyed e a EYEM. Foi engraçado, mas não estou para ver um concerto só deles. Pouca comunicação, mesmo para despachar. Placebo é banda de festivais.
    TOOL: Epá. Tool é amor. Aquela atmosfera. Superou qualquer expectativa. "See you in the fall", não falto ;). Tocaram a grande SOBER. As músicas novas intercaladas com as velhas. Tudo lindo, tudo perfeito. Cada vez mais a minha segunda banda preferida. O Maynard estava engraçado e aquele baterista é qualquer coisa.
    Fora música, entrei em 4minutos no recinto, de máquina fotográfica que nem se deram ao trabalho de revistar. Pena ter de esperar 30minutos por uma água, mas pronto.
    Ah, e senti-me estupidamente normal, com a minha tshirtzinha dos Sigur Rós. Era tudo muito dark e coiso.

     
  • At 4:48 PM, Blogger Eurico Ricardo said…

    ah...viste os concertos todos la a frente? alguma nodoa negra?:P epa eu n vou discutir contigo sobre os placebo porque nós tamos numa sintonia diferente, tal como tamos nos tool.AIC e Deftones e que parece que vimos a mesma coisa ,nas outras 2 bandas nao. que pena n ter visto ninguem com uma tshirt dos sigur ros... *

     
  • At 4:55 PM, Blogger Luz said…

    AIC vi um bocado mais à frente da ceninha do som. Placebo vi na segunda fila no lado direito. Tool vi cá atrás do lado direito porque tive medo de mosh (sim, sou menina :p) e que me estragassem a percepção daquele belíssimo espetáculo.
    Só não achaste Tool a melhor coisa deste mundo porque conheces pouco. Ainda tens tempo até ao final deste ano ;).

     
  • At 5:06 PM, Blogger Eurico Ricardo said…

    Huginho: os Tool ficaram-me atravessados...n gostei tanto como a malta q foi comigo ,ou como a light, mas quero ver de novo e quero ouvir mais os discos deles. volto a dizer:aquele guitarrista e capaz de ter sido o melhor que ja na vida e olha que eu ja vi coisas de grande potencial...

    Light:os tool fazem-me lembrar aquelas disciplinas q eu tinha no secundario e pensava " epa se eu percebesse esta merda ate era capaz de curtir "

     
  • At 5:09 PM, Blogger Luz said…

    Nah, não é preciso perceber Tool para se gostar. Gosta-se e pronto, soa bem e é o que interessa. (:

     
  • At 1:51 PM, Anonymous Anonymous said…

    Ora aqui vai mais uma opina do super bock super rock....

    Antes de falar das bandas... a organização...nao tive confusao para entrar nem esperei 1 hora e meia para entrar como em 2004, tava tudo muito bem organizado em termos de disposiçao das "barraquinhas", bastantes condições em todo os aspectos, continuo sempre a achar é que há poucos sitios de "comes e bebes" para um gajo se abastecer. A unica coisa que aponto é o preco das coisas, especialmente da água embora seja o mais barato, porque cerveja, coca cola e td mais gosto de beber mas a água é essencial a muitas pessoas.... mas também o preço da cerveja e da água em Soulfly no Paradise era de 2 euros.

    Quanto aos concertos não conhecia muito de primitive reason...nunca me chamaram muito á atenção mas ontem devo dizer que gostei bastante do concerto, pode ser que os veja outravez no Sudoeste.

    Bem depois fez-se história...Alice in Chains subiram ao palco e fez-se história, estava receoso por ver outro vocalista mas logo na primeira música esses medos se foram, o concerto foi brutal e o ambiente em muito ajudou, devo dizer que fiquei bastante "tocado" com aquele concerto.

    Deftones...deftones...enfim adoro muitas musicas deles, muitas mesmo e tinha ganda pancada para os ver ao vivo, agora continuo a gostar dos albuns....o resto....não é historia.

    Placebo foi sem um dúvida um grande concerto, gosto deles mas não nunca me tinha passado pela cabeça pagar para os ver ao vivo e só digo que daqui para a frente se vierem cá, pago com todo o gosto.

    E depois....que mais ha a dizer??? É Tool, performance excelente mesmo, não se pode apontar nada a nenhum elemento da banda, Tool simplesmente é das bandas mais misteriosas e cativantes no mundo do Metal e ao vivo não me desiludiram nem um pouco de nada. It's true, it's real it's tool......lol

    E para o ano só quero fazer o meu penta-super bock, já começa a ser tradiçao, o pop in rio que se foda....

     
  • At 4:11 PM, Blogger Eurico Ricardo said…

    esqueci-me foi de referir que os placebo tocaram uma "20 years" linda e que o encore com "taste in me"+"nancy boy" foi fenomenal...

    realmente o preço da água era um roubo...

     
  • At 4:40 PM, Anonymous Anonymous said…

    eurico eurico!!! sbsr foi a desilusão para a minha pessoa. Lixaram-me um braço, passei duas horas na cruz vermelha, não vi os concertos em condições humanamente decentes... Achei os Placebo friisimos.. distantes. Mas... em Espanha tudo foi diferente... Pessoal numa onda muito mais fixe. Os tokyo sex destruction partiram tudo!!! E ps Placebo... nada a ver com o sbsr... concerto muito mais intimista em que o molko desce do palco... tocaram a follow de cops back home e a running up that ill (cover da kate bush)... LINDO!!!! Valeu muito a pena ir a dois festivai em dois dias seguidos, sem dormir... E não te vi!!! :/ não deu pra trancar a perna. e pronto. já me calei.

    P.S.: A agua em spain era a 2 euros a garrafa pequenina. não te queixes!!! e a cerveja era uma merda.

     
  • At 5:54 PM, Blogger Eurico Ricardo said…

    anita ja tenho o concerto dos placebo em mp3 (qualidade merdosa ,aviso desde ja ) depois tens que me contar o que te aconteceu...bem que eu gostava de ver esses tokyo sex destruction .mas eu juro que adorei o concerto dos placebo :o acho que dificilmente seria melhor do que aquilo que foi :x

     
  • At 8:30 PM, Anonymous Anonymous said…

    Eurico, como já te disse (pelo menos acho que sim!), fui para ver Placebo e foi o que vi. Grande concerto.. nunca os tinha visto ao vivo e o SBSR só veio provar a minha teoria: são uma grande BANDA!

    Fala-se muito de TOOL, passa-me um bocado ao lado, definitivamente não é a minha praia..

    Placebo se não vierem cá este ano sou gajo para ir a Paris vê-los, sitio onde dão sempre grandes concertos!

    Um Grande Abraço para ti e outro para o Nismoman..

     
  • At 4:27 PM, Anonymous Anonymous said…

    Hey what a great site keep up the work its excellent.
    »

     

Post a Comment

<< Home